É a menor região do Brasil, possui uma área de 575.315 km², formada pelos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. É um grande pólo turístico, econômico e cultural, abran-gendo grande influência européia, principalmente de origem italiana e germânica. Possui o maior índice de Desenvolvimento Humano do Brasil. A região é a mais alfabetizada, 94,8% da popula-ção, tem o 3º maior PIB per capita do pais, atrás da região Sudeste e Centro-Oeste do Brasil.
Clima - Quase toda a região, exceto o norte do Paraná, fica abaixo do Trópico de Capricórnio. Predomina o clima subtropical, com quatro esta-ções claramente definidas. No inverno, a temperatura pode cair abaixo de -1 grau Celsius nas regiões mais altas, em cidades como São Joaquim, Urubici e Lajes (em Santa Catarina), ou Canela e Gramado(no Rio Grande do Sul) pode nevar no inverno. A produção brasileira de maçã, uva para vinho e pêssegos se concentra em pequenas propriedades desta zona.
A zona costeira - o pequeno litoral do Paraná se abre naturalmente, formando a Baía de Paranaguá, que é pontilhada de ilhas e ilhotas. Uma das mais conhecidas é a Ilha do Mel, que está sendo gradualmente divi-dida em duas devido à força das ondas. Em Santa Catarina, a costa é menos recortada, destacando as ilhas de Santa Catarina (onde está a capital do estado, Florianópolis) e a de São Francisco(onde está a cidade de São Francisco do Sul). No Rio Grande do Sul, o litoral é escarpado na cidade de Torres, a principal cidade praiana do estado. Para o sul predo-minam extensas praias de águas frias, com dunas de areia e grandes lagoas, como a Lagoa dos Patos e a Lagoa Mirim (esta última na fronteira com o Uruguai), formadas pelo fechamento natural de áreas costeiras por grandes dunas. Esta zona costeira tem pouca população, e quase não tem estradas. Destacamos nesta região a cidade de Rio Grande, com 178.256 habitantes, situada próxima ao canal natural que une a Lagoa dos Patos ao mar. Esta paisagem (dunas, brejos) continua até o Arroio Chuí, na fronteira com o Uruguai.
O planalto - No planalto do Paraná, a uma distância de 80 km do litoral, está a capital do estado, Curitiba, e sua região metropolitana. No planalto de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul destacamos as cidades de colonização alemã (como Gramado e Canela, no Rio Grande do Sul) e italiana (como Garibaldi), e seus atrativos turísticos. Em cidades como São Joaquim, Urubici e Lajes (em Santa Catarina), ou Canela e Gramado (no Rio Grande do Sul) pode nevar no inverno. A produção brasileira de maçã, uva para vinho e pêssegos se concentra em pequenas propriedades desta zona.
- Sul: Uruguai
- Oeste: Argentina e Paraguai Norte: Região Centro-Oeste e Região Sudeste
- Leste: Oceano Atlântico
Características Geográficas:
- Área: 575.315 km²
- População: 26.729.883 habitantes (IBGE 2007)
- Densidade: 46,37 habitantes p/ km²