Região Sul









        É a menor região do Brasil, possui uma área de 575.315 km², formada pelos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. É um grande pólo turístico, econômico e cultural, abran-gendo  grande influência européia, principalmente de origem italiana e germânica. Possui o maior índice de  Desenvolvimento Humano do Brasil. A região é a mais alfabetizada, 94,8% da popula-ção, tem o 3º maior PIB per capita do pais, atrás da região Sudeste e Centro-Oeste do Brasil. 

     Clima - Quase toda a região, exceto o norte do Paraná, fica abaixo do Trópico de Capricórnio.  Predomina o clima subtropical, com  quatro  esta-ções  claramente  definidas.  No inverno, a  temperatura pode cair abaixo de -1 grau Celsius nas regiões mais altas, em cidades como São Joaquim, Urubici e Lajes (em Santa Catarina), ou Canela e Gramado(no Rio Grande do Sul)  pode nevar no inverno.  A produção brasileira de maçã, uva  para vinho e pêssegos se concentra em pequenas propriedades desta zona.

    A zona costeira - o pequeno litoral do Paraná  se  abre  naturalmente, formando a Baía de Paranaguá, que é pontilhada de ilhas e ilhotas. Uma das mais conhecidas é a Ilha do Mel, que está sendo gradualmente  divi-dida em duas devido à força das ondas.  Em  Santa Catarina,  a  costa  é menos recortada, destacando as ilhas de  Santa Catarina  (onde  está  a capital do estado, Florianópolis) e a de São Francisco(onde está a cidade de São  Francisco do Sul).  No Rio Grande do Sul,  o litoral é escarpado na cidade de Torres, a principal cidade praiana do  estado. Para o sul predo-minam extensas praias de  águas frias,  com  dunas  de areia  e  grandes lagoas, como a Lagoa dos Patos e a Lagoa Mirim (esta última na fronteira com o Uruguai), formadas pelo fechamento natural de áreas costeiras por grandes  dunas.  Esta  zona costeira tem pouca população,  e quase  não tem estradas.  Destacamos  nesta  região a  cidade  de  Rio Grande,  com 178.256 habitantes, situada próxima ao canal  natural  que  une a  Lagoa dos Patos  ao  mar.  Esta  paisagem (dunas, brejos) continua até o Arroio Chuí, na fronteira com o Uruguai. 

     O planalto - No planalto  do  Paraná,  a  uma  distância  de  80  km  do litoral, está a capital do estado, Curitiba, e sua  região  metropolitana.  No planalto de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul destacamos as cidades de colonização alemã (como  Gramado e Canela, no  Rio Grande do Sul)  e italiana (como Garibaldi), e seus atrativos turísticos. Em cidades como São Joaquim,  Urubici e Lajes (em Santa Catarina), ou  Canela e  Gramado  (no Rio Grande do Sul) pode nevar no inverno.  A produção brasileira de maçã, uva  para  vinho  e pêssegos  se   concentra  em  pequenas propriedades desta zona.   

  • Sul:  Uruguai   
  •  Oeste:  Argentina e Paraguai Norte:  Região Centro-Oeste e Região Sudeste  
  • Leste:  Oceano Atlântico 
Características Geográficas:
  • Área:  575.315 km²  
  • População:  26.729.883 habitantes (IBGE 2007)
  • Densidade:  46,37 habitantes p/ km²